quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Ecoterapia: Os benefícios da natureza na nossa saúde!

Benefícios da natureza na nossa saúde


Eu estou sempre com a sensação de que preciso da energia da natureza, praia ou campo, tanto faz o que importa é estar em contato com essa energia que alimenta minha alma.

Sempre amei viajar para lugares com natureza, mas durante o tratamento parecia que eu precisava ainda mais disso, como o tratamento debilita muito isso suga nossas energias, e eu sentia a necessidade de estar em contato com a natureza, mas como não podemos viajar e ficar longe de onde fazemos o tratamento eu ficava só planejando as viagens que faria assim que eu pudesse.

Parece intuitivo que gostamos de passar o tempo ao ar livre, mas a ciência já identificou algumas das razões em que realmente PRECISA o tempo em um cenário mais natural. Na verdade, há um termo para isso - Ecoterapia - que se refere aos vários benefícios físicos e psicológicos de estar fora.

Benefícios mentais

Um estudo de 2009 descobriu que quanto mais perto alguém vive de um espaço verde ou área natural, mais saudável seria essa pessoa. Na verdade, aqueles que viviam mais perto de um parque, preservação da natureza ou área arborizada eram menos propensos a sofrer de ansiedade ou depressão.

Benefícios de coração e estresse


Outro estudo descobriu que aqueles que passaram o tempo caminhando ou descansando em uma floresta tinham taxas de cortisol, taxas de coração e pressão sanguínea mensuráveis. (link: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19568835)

Melhorias e longevidade do sono

Outros estudos encontraram melhorias no sono, melhor função do sistema imunológico e taxas mais baixas de distúrbios relacionados ao estresse naqueles que passaram tempo regular na natureza.
Todos esses fatores podem ser razões que os jardineiros regulares vivem por mais tempo  e que a prática de "banho de floresta" (passar tempo na floresta) tornou-se popular no Japão e até mesmo prescrita e coberta por planos médicos em alguns casos. 3 )
Então, por que a natureza é tão importante?
Existem vários fatores que podem contribuir para os benefícios para a saúde (embora o verdadeiro benefício possa permanecer intangível, podemos instintivamente sentir, mas não explicar)

Vitamina D

Um motivo pelo qual o tempo ao ar livre pode contribuir para a saúde é a exposição à vitamina D produzindo a luz solar. Este pré-hormônio vital é responsável por muitos aspectos da saúde em todo o corpo.
A deficiência de vitamina D tem sido associada a vários tipos de câncer e obesidade, bem como transtornos mentais e outros problemas de saúde.
Embora a vitamina D suplementar esteja disponível , algumas pessoas não a absorvem efetivamente (como eu) e realmente precisam de exposição ao sol para obter vitamina D adequada .
De qualquer maneira ... gastar tempo ao ar livre em um sol moderado é uma ótima maneira de obter vitamina D natural.

Exercício

A menos que sua versão de passar o tempo na natureza envolve a condução na floresta e apenas sentado lá, a maioria das experiências da natureza também incluem alguma forma de exercício.
Da escalada, natação, caminhadas, canoagem, a maioria das formas de atividades ao ar livre também incluem movimento.
Todos sabemos os benefícios do exercício, mas a maioria de nós ainda não está fazendo bastante exercício regularmente. Passar o tempo ao ar livre proporciona uma chance de movimento divertido, juntamente com os outros benefícios da natureza.
Uma vez que todos deveríamos estar nos movendo todos os dias de qualquer maneira, obtenha o benefício duplo e obtenha seu exercício ao ar livre!
Como eu não podia ir para a praia e viajar eu fazia caminhadas matinais no parque perto de casa e isso já me ajudava com a fadiga, eu praticava exercícios, tomava sol e adquiria minha vitamina D matinal e me sentia bem psicologicamente e fisicamente.
Experimente esse contato com a natureza e você vai ver a diferença na sua vida, não só para quem está em tratamento é Mara, mas também para manter uma vida saudável!


Nenhum comentário:

Postar um comentário