sexta-feira, 17 de março de 2017

Atividade física na água tem muitos benefícios!

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Durante o tratamento temos muita fadiga e alguns medicamentos podem causar efeitos colaterais que prejudicam nosso condicionamento físico, por isso hoje tenho uma dica bem legal para vocês:

A hidroginástica é extremamente eficaz no combate ao estresse, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida. Seu principal objetivo é o condicionamento cardiovascular e muscular, coordenação motora global, ritmo, agilidade e relaxamento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
É um esporte que começou a ser introduzido em clubes e academias, e aos poucos ganhou adeptos de todas as idades sendo, nos dias de hoje, considerada uma das mais completas atividades físicas pelos inúmeros benefícios que produz.

Vantagens da Hidroginástica
  • Melhora os níveis de força e o desenvolvimento muscular.
  • Aumenta a circulação sangüínea e a resistência do sistema cardiorespiratório.
  • Tonifica os músculos, torneando braços, pernas, abdômen e glúteos.
  • Melhora a flexibilidade das articulações.
  • Alivia (diminui) o peso corporal.
  • Diminui a sobrecarga de esforço sobre as articulações.
  • Diminui os choques e lesões desportivas.
 
Benefícios da Hidroginástica
 
  • Capacidade aeróbica.
  • Força muscular.
  • Resistência cardiorespiratória.
  • Flexibilidade.
  • Composição corporal.

A hidroginástica pode ser praticada por homens, mulheres, jovens, idosos, gestantes, pessoas que estão se recuperando de alguma lesão, pessoas com algum tipo de deficiência e aqueles que buscam outra opção para os seus programas de exercícios. Devido à ausência de impacto, a hidroginástica é indicada para todas as pessoas, mesmo aquelas que não possuem condicionamento físico.
Importante ressaltar que a alimentação seja feita até uma hora antes do início da atividade, e que a ingestão de líquidos é fundamental, podendo-se manter uma garrafinha de água para a beira da piscina.

Efeitos das Propriedades da Água no Corpo
Temperatura – A água na temperatura adequada (entre 25ºC e 29ºC) aumenta as qualidades elásticas dos músculos, ampliando a faixa de movimentos e prevenindo danos aos músculos.
Pressão - Estimula a circulação e faz o aparelho respiratório trabalhar mais.
Flutuação - Permite que pessoas com excesso de peso ou problemas específicos que dificultam o movimento em terra, possam se exercitar com facilidade, pois um corpo imerso num fluído é sustentado por uma força igual ao peso do fluído deslocado pelo corpo.
Resistência – A água oferece uma resistência ao movimento, produzindo um efeito de sobrecarga, como se a pessoa estivesse trabalhando com pesos.
Massagem - A massagem produzida pela água ajuda a aumentar a circulação periférica do sangue e evita que a pessoa fique dolorida.
 
Dicas
  • Para obter os benefícios da hidroginástica é preciso praticá-la, pelo menos, 3 vezes por semana, 45 minutos por dia, durante 3 meses.
  • Para um melhor desempenho cardiovascular mantenha a frequência cardíaca entre 70% e 85%, da prevista para a idade (cálculo: 220 – idade).
  • Em média os praticantes de hidroginástica queimam entre 260 e 400 kcal/hora.
  • Postura é a palavra chave: encaixe o quadril e mantenha a postura ereta.
  • Durante os exercícios mantenha todo o pé apoiado no chão e contraia o abdômen.
  • Manter a respiração contínua para atingir os objetivos cardiorespiratórios.

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