Perda óssea um efeito colateral muito comum após começar um tratamento quimioterápico!
Quando ouvimos a palavra osteoporose já logo associamos com um problema da velhice, né?Pois é, após um tratamento quimoterapico é muito comum desenvolver uma osteoporose ou uma perda óssea grande.
São muitos os efeitos colaterais que a quimioterapia pode deixar em nosso corpo, mas na maioria das vezes tem solução!!
A perda óssea é um dos efeitos colaterais causados após iniciar o tratamento, porque nós mulheres entramos em uma menopausa forçada por conta do tratamento, eu antes de começar o tratamento comecei uma medicação chamada Zoladex, é uma medicação que induz a menopausa para q quimioterapia não atingir os óvulos e evitar ao máximo de ficarmos infértil após o tratamento.
Os ovários produzem hormônios durante nossa vida para manter nossos ossos fortes, e com o tratamento quimioterápico essa produção de hormônio é afetada, causando esse efeito colateral de enfraquecimento dos ossos e podendo desenvolver uma osteoporose, ou enfraquecimento dos ossos.
Após o tratamento os níveis hormonais podem voltar ao normal, mas a densidade óssea não volta a ser o que era antes, por isso é sempre bom acompanhar com seu médico e após o tratamento realizar um exame que avalie sua densidade óssea para poder tratar se tiver danificado sua densidade óssea.
Não desanime pois tudo tem solução!!!
O que é uma osteoporose ou uma perda óssea se tiver sua CURA???
Beijosss
Nenhum comentário:
Postar um comentário