segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Saúde Pública - Onde estamos, e onde queremos chegar?

infelizmente essa imagem representa muito bem nossa saúde pública no Brasil.


No Congresso Todos Juntos Contra o Câncer tivermos um debate muito importante sobre a saúde pública a diferença entre 2 pacientes com o mesmo diagnóstico, um paciente tratando no Hospital Público e o outro no Hospital Privado.

Eu vivenciei isso de perto durante meu tratamento, enquanto eu estava tratando um Linfoma de Hodking no Hospital particular conheci uma meninas que estava em tratamento pelo SUS e enquanto eu recebia minhas quimioterapias nos dias certos ela ia para o Hospital sem saber se teria a medicação, isso é muito triste pois quando estamos enfrentando uma doença já ficamos muito receosos com medo e inseguros e ter que lhe dar com essas situações de incerteza nos causam um stress muito grande, enquanto minha única preocupação era ir fazer uma sessão de quimioterapia a dela era saber se poderia fazer naquela semana ou teria que esperar até a medicação chegar, isso me dava muita angústia por saber que não era só ela que passava por aquilo mas todos os dias pessoas morrem por falta de medicação e de entendimento, até quando isso vai durar?

Escutei um palestrante no congresso contar uma piada e que infelizmente é verdade, era assim:

O Obama vai até Deus e diz todos os problemas que os Estados Unidos enfrenta e quer saber quando ele conseguirá dar um jeito e se isso vai se resolver, Deus pensa e diz:
- Obama, tudo vai se resolver mais não será em SEU mandato.
Chega o Dirceu presidente do Brasil para Deus e relata também todos os problemas do nosso país e principalmente o da saúde e pergunta quando será resolvido, e Deus pensa e diz:
- Dirceu, tudo será resolvido só que não no MEU MANDATO.


Até quando teremos que ser "PACIENTES" para esperar um exame, uma consulta, um tratamento?
Todos sabem que o câncer é uma doença muito grave e que avança a cada segundo em nosso corpo, e esperar 2 dias para um exame é crucial!

A nossa parte tem que ser feita, escolher políticos que realmente resolvam essa situação e que não roubem nosso dinheiro público para eles, temos que cobrar isso dos Governantes, temos que agir hoje e não deixar para amanhã, nos podemos mudar essa situação, sei que não será do dia pra noite mas temos que ter a consciência de que TEM QUE MUDAR.

A menina que comentei com vocês no começo desse texto demorou 3 anos para se curar do e eu demorei 1 ano e meio. Isso aconteceu com ela por falta de medicamentos, essa luta já é tão árdua, vamos ajudar a tornar ela menos pesada possível para essas pessoas!

Aproveitem que as eleições estão chegando e votem consciente, busque saber sobre o candidato e suas propostas para a Saúde Pública, vamos fazer um país mais digno!







Nenhum comentário:

Postar um comentário