terça-feira, 4 de outubro de 2016

Quero comida japonêsa, porque não pode??


Quero comer comida japonesa!


Uma das comidas que mais senti falta durante o tratamento foi a comida japonesa, sempre gostei muitoooo e foi muito sofrido ficar sem tanto tempo, mas eu sei que há males que vem pra bem e por isso segui a risca o que meu médico pedia, isso é primordial para que seu tratamento seja sem intercorrências.

O tratamento quimioterápico causa muitos efeitos colaterais e um deles é deixar nossa imunidade bem baixa, e é por esse motivo que temos que tomar muito cuidado com alguns tipos de alimento.

Nosso organismo durante o tratamento está focado em combater a doença e por isso fica muito ocupado e se comemos comidas cruas e mal cozidas, muitas delas podem ter bactérias e virús que nosso organismo não vai conseguir combater por estar com o sistema imune deprimido, por isso temos que tomar muito cuidado com alimentos crus e mal cozidos para ajudar nosso corpo a não ter muito trabalho e foca no que realmente importa nossa CURA.

O seu médico deve ter te orientado quais alimentos devem ser evitados, mas vou colocar uma lista aqui para vocês ficarem atentos.

  • Leite não pasteurizado e ovos mal cozidos. Evite consumir ovo com a gema mole e leite fresco direto da vaca!
  • Frutos do mar crus, como ostras e sushi, e os mal cozidos. Mantenha-os fora do cardápio.
  • Evite as frutas "prontas-para-comer”. Lave sempre as frutas e vegetais antes de comer, e, se puder, descasque-os.
  • Mel fresco e derivados. Esses produtos podem conter a toxina do botulismo e provocar a doença.
  • Queijos curtidos e mofados, tipo brie, gorgonzola ou roquefort
  • Alimentos enlatados, cujas embalagens estejam amassadas. Os amassados podem comprometer a integridade do conteúdo e permitir que bactérias contaminem o alimento.
  • Nozes cruas e manteigas vegetais frescas.


Evite comer fora durante o tratamento, por mais que o restaurante que está com vontade você já conheça é difícil sabermos como preparam os alimentos e como são higienizados, isso tudo é muito difícil eu sei, e ainda mais com o paladar diferente que tudo tem gosto ruim e os enjôos não ajudam no apetite, muitas vezes temos vontade de comer algo específico mas qualquer comida que ingerir e te fizer mal pode adiar seu tratamento e pode te causar dados muito graves, não vale a pena se arriscar se isso é só por um tempo.

Tomem cuidado com os alimentos e higienize muito bem antes de ingerir!



Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário