quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Células-Tronco Umbilical!


Guardar ou não guardar as células-tronco umbilical?




Gente no TJCC congresso que fui na semana do dia 27 de setembro fui em uma palestra sobre as células-tronco, e resolvi passar um pouco do que ouvi lá para vocês porque achei muito importante.

Na Palestra estava o Roberto Waddington presidente da Associação Brasileira de Banco de Células-Tronco, e falou sobre o armazenamento e a importância do armazenamento dessas células.

Para armazenar as células-tronco umbilicais o único momento será na hora do parto, o sangue e o tecido umbilical são duas fontes ricas em células-tronco que podem vir a salvar uma vida no futuro. A coleta de célual-tronco é segura para a mãe e para o bebê e pode ser coletada em menos de 5 minutos durante o parto, podendo ser coletada em parto normal ou cesarianas.

O armazenamento das células-tronco se dá através da criopreservação - técnica que através de temperaturas muito baixas (-196ºC), procura conservar a integridade das células por longos períodos, existem células guardadas a mais de 23 anos, aproximadamente o período em que começaram a utilizar essa técnica nos Estados Unidos.


Existem bancos de cordão umbilical privados e públicos, os privados servem para que famílias que tenham o interesse de armazenar essas células para caso no futuro precisem para a cura de alguma doença na família, já os bancos públicos são células doadas por voluntários para caso alguém precise de uma doação para um transplante de medula óssea.

Durante a palestra o Roberto mencionou que caso alguma família tenha interesse em doar as células-tronco durante o parto pode entrar em contato com a empresa Cryopraxis que eles fazem a coleta gratuitamente.

Essa decisão hoje pode salvar a vida de alguém futuramente, hoje essa atitude pode salvar seu filho ou alguém de doenças como anemias, linfoma, neoplasias e outras 77 doenças, isso Hoje sabemos que a cada dia a medicina avança e futuramente isso será uma alternativa para curar muitas outras doenças.

As células-tronco usadas em transplantes de medula óssea tem um fator muito positivo, e graças a esses bancos de sangue públicos tem permitido salvar muitas vidas, pois a célula do cordão não precisa ser compatível com o receptor, como uma doação de medula óssea por exemplo, por isso se você pensa em doar o cordão umbilical você precisa entrar em contato com alguma empresa que faça isso ou o Banco de Sangue Umbilical.

De acordo com o INCA para ser usado para doação um cordão ele precisa passar por pesquisas de 3 a 6 meses de testes de doenças, por medidas de segurança e só depois poderá ser utilizado.

Se você tiver interesse e quiser saber um pouco mais sobre e tirar suas dúvidas entre nesse link: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=2469
ou entre no site da ABBCT.


Essa imagem abaixo são as empresas privadas com alta qualidade em armazenamento de células-tronco e que fazem parte da ABBCT.



Nenhum comentário:

Postar um comentário