segunda-feira, 6 de junho de 2016

Chapada dos Veadeiros - O Paraíso!




Gente, hoje eu vou contar pra vocês um pouco da minha experiência na Chapada dos Veadeiros, lá em Goiás! Lá é um lugar encantador e estou completamente apaixonada por esse Paraíso que temos o privilégio de ter no nosso país!

A Chapada dos Veadeiros fica na cidade de Alto Paraíso - Goiás, e fica a duas horas e trinta minutos aproximadamente de Brasília, então se você tiver planejando de conhecer esse paraíso o aeroporto mais próximo é o de Brasília, tá bom?

Para chegar em Alto Paraíso você deve pegar a estrada GO-239.

Ao chegar na cidade de Alto Paraíso você vai se deparar com mais de 2.000 cachoeiras catalogadas na região da Chapada dos Veadeiros, além de sua porta de entrada Alto Paraiso e o distrito de São Jorge, mais 7 cidades. São elas: Cavalcante, Campos Belos, Colinas do Sul, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, São João D’Aliança e Teresina.

A chapada é conhecida como a capital do misticismo do Brasil, é indescritível falar sobre esse lugar, ela é conhecida também como Berço das Águas, por causa de suas nascentes de águas cristalinas, a região fica situada no mesmo paralelo que Macchu Picchu e em cima de uma imensa placa de cristal de quartzo que segundo teorias, tornam a região brilhante se vista do espaço e atrai uma energia cósmica. Só aí você já consegue ter uma ideia do que é que eu estou falando, mas só vendo esse paraíso para entender, gente!!!

Eu estava com desejo de ir nadar em água de cachoeira desde o término do tratamento, para renovar as energias e nada melhor do que estar em contato com a natureza para fazer isso né?

Bom, vou falar pra vocês sobre a pousada que fiquei: a Pousada Dos Guias. Ela fica bem localizada e perto da maioria das cachoeiras, é uma pousada muito gostosa e todos os quartos são muito limpinhos e aconchegantes, o café da manhã era uma delícia com bolo caseiro e variedades de comida.




Pousada dos Guias


A melhor época para se visitar a Chapada é entre abril e setembro em época de seca, pois os riscos de tromba d’água diminuem, tornando as cachoeiras mais acessíveis.

Para você conseguir conhecer bem a Chapada, o ideal é alugar um carro em Brasília para poder explorar as cachoeiras, mas muitas pessoas acabam indo de ônibus e pedindo carona, então se você for de carro é super normal dar carona, aliás nós demos, pois o acesso às cachoeiras são de trilha. Primeiro você chega de carro até um ponto e depois todos vão a pé.





Muitas pessoas me perguntam se precisa de guia. Olha, eu particularmente não usei o serviço de guias, as pousadas geralmente te dão as direções e com o GPS hoje você chega em qualquer lugar, não é mesmo? Mas as cachoeiras de difícil acesso é melhor ir com guia para passar no trecho do rio de carro, ou então se tiver preparado para pegar longas trilhas a pé você pode ir curtindo a natureza e ainda estará fazendo exercícios.

Todas as cachoeiras que eu fui são em propriedade particular, e é cobrado entrada por pessoa, aproximadamente 20 reais cada cachoeira, o único lugar que não é cobrado a entrada é no Parque Nacional em São Jorge, mas fique atento quando for marcar para ir ao parque porque ele é fechado de segunda-feira e funciona das 8h da manhã até ao 12h, e se você for em alta temporada tem que chegar cedinho pois tem limite de carros no estacionamento.






O que levar:

  1. Filtro solar
  1. Chapéu
  1. Óculos escuros
  1. Soro fisiológico (pode ser que o nariz sangre, por causa do clima seco).
  1. Se for inverno, pegue uma roupa de frio. Apesar do calor durante o dia, a noite a temperatura cai drasticamente, chegando próximo dos 10 graus. 
  1. Tênis confortável, algumas trilhas são longas
  1. Repelentes, principalmente para quem for acampar
  1. Câmera fotográfica

Roteiro de 3 dias:

Eu fiquei 3 dias nesse paraíso e gostaria de ter ficado mais, mas se Deus quiser ainda vou voltar! Para quem tem somente 3 dias para ir visitar, a dica de roteiro que eu dou é ir para São Jorge no Parque Nacional onde você tem a opção de escolher 2 roteiros sendo que cada um deles dá acesso a 3 cachoeiras: Canion 1, Canion 2 e Carioquinhas que são as minhas preferidas. Você tem que visitar também o Vale da Lua, um lugar encantador que tem aparência de crateras lunares que foram esculpidas pelo rio.







Uma cachoeira maravilhosa e com a água azul e que renderam fotos MARAVILHOSAS foi a cachoeira das Loquinhas, vale muito a pena. A Raizama é um lugar encantador também e a trilha não é muito longa. Morada do Sol fica logo depois da cachoeira de Raizama e é um lugar espetacular, indescritível e maravilhoso, vale muito a pena!!!






Almécegas I, Almécegas II e São Bento ficam na Fazenda São Bento e são muito lindas, a trilha são um pouco mais complicadas mas a vista é encantadora! Você passará por um mirante para tirar muitas fotos e depois pode curtir um banho de cachoeira maravilhoso.

A Cachoeira dos Cristais também é muito linda, e para chegar na queda de água maior você faz a trilha acompanhando toda água.




Não consegui conhecer a de Santa Barbará pois essa cachoeira, a do Segredo e a do Macaquinho você precisa reservar um dia só para elas, pois a caminhada é longa e fica longe de Alto Paraíso.

Espero que essas dicas ajudem a você visitar esse paraíso!!
Beijosss




Nenhum comentário:

Postar um comentário