quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Cuidados Pós Transplante - Nenhuma intercorrência!





Gente, hoje eu vou falar um pouco sobre os cuidados pós transplante. Muitas pessoas me perguntam como foi o pós, as minhas reações, se tive infecção ou se peguei gripe.

Então vou contar tudo para vocês!! Eu não tive ABSOLUTAMENTE NADA PÓS TRANSPLANTE!


Você deve estar com essa cara de espanto e pensando: como assim naaada? SIM, nadica de nada! Mas tudo isso por muitos cuidados excessivos que eu tive pós e que valeram muito a pena.

Muitos pacientes acabam não levando tão a sério a questão de baixa imunidade, e acabam saindo da risca durante o tratamento e indo em lugares com aglomeração, por exemplo.
Bom, eu sou muito determinada, sempre fui e quando dizem que não pode é não pode e ponto final, sem choro nem vela, sempre me dei muito bem com o não, acho que até por isso tive uma boa aceitação em tudo.

Acho que não adianta querermos lutar com o que não conseguimos controlar, temos que ter é paciência e saber passar por aquele momento.

Quando fui diagnosticada, foi bem na época da Copa do Mundo e eu queria muito ter ido nos jogos, mas como estava em fase de tratamento, o meu médico dizia que seria muito risco. Para mim não valeria a pena, eu escolhi a minha saúde e minha recuperação em primeiro lugar, pois sabia que no futuro teria muito tempo pra me divertir e quem sabe ir a um jogo de copa do mundo, né?

Durante o tratamento eu não podia estar a mais de 1 hora do hospital, então não podia viajar nem para a praia, e assim eu fiz, me restringi a muitas coisas, até mesmo a ir na casa de uma amiga para um jantar, não cumprimentava as pessoas com beijo nem abraço e nem aperto de mão, a maioria dos vírus vem pela mão e a respiração, então o meu médico pedia para evitar. Por 1 ano e meio fiquei sem abraçar e beijas até as pessoas que mais amo para evitar infecção, eu me privei sim, muitos achavam exagero, mas eu obedecia meu médico que sempre foi muito cauteloso e foi graças a esses cuidados que não tive nenhuma intercorrência!

Fiquei sem praticar esportes que sempre gostei, principalmente bike, pois eu não podia cair. Como as quimios abaixam as defesas do sangue, as plaquetas ficavam baixas e se caso eu me machucasse, além de poder pegar uma infecção pela ferida aberta o tempo todo, poderia também demorar para o corpo estancar o sangue e com isso eu iria perder muito sangue.

Cada caso é um caso, mas se você puder evitar aglomerações e muitas visitas, você evitará muitas infecções.

Depois do Transplante, o médico proibiu por 4 meses qualquer visita, mas enquanto estava no tratamento antes do transplante, eu só recebia visitas depois que fazia exame de sangue e verificava que a imunidade estava boa. Mesmo assim a minha mãe tinha muito cuidado: todos entravam, lavavam as mãos e passavam álcool, colocavam as máscaras e não chegavam muito perto de mim, além de todas as janelas abertas pro ar circular.

Me privei mas valeu a pena, o meu médico ficava impressionado com a minha obediência, e aceitação e nem ele acredita até hoje que não tive nenhuma infecção ou qualquer tipo de intercorrência! Graças a Deus e aos cuidados!

Espero que essas dicas ajudem vocês.
Beeeijos e se cuidem!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário