segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Manchas que o Hodking pode deixar!

Tenho uma dica muito importante para dar para vocês hoje.

Bom antes de tudo vou explicar o que significa cada letra da quimioterapias ABVD:


  • Adriamicina,  também conhecida como Doxorrubicina, altera o funcionamento celular, evitando a proliferação de células malignas.
  • Bleomicina, liga-se ao DNA provocando fragmentações.
  • Vinblastina, assegura que as células canceríginas não continuem a crescer fazendo com que morram.
  • Dacarbazina, causa uma reação química que provoca danos ao material genético (DNA) das células tumorais, o que resulta dem morte celular.
A ABVD é o tratamento padrão para Linfoma de Hodking e tem esse nome pela abreviatura de cada droga usada.
Bom agora que já sabem o que significa, vou dar a dica para vocês, durante essas quimioterapias que duraram 6 meses eu sentia muita coceira e meu médico tinha me avisado que se eu coçasse devido a um dos componentes de uma das drogas usadas na quimioterapia, elas poderiam causar manchas na minha pele amarronzadas e seria muito difícil de sair.
Infelizmente em alguns momentos esquecia e coçava meu corpo e essas manchas surgiram bem aonde eu coçava bastante.

A droga que causa essa dermatite flagelada que chamam é a Bleomicina, e agora que acabei o tratamento estou louca para ir em uma dermatologista para ver como vou conseguir removê-las. Assim que eu puder e tiver dicas eu posto aqui, mas se você está fazendo esse protocolo de tratamento tome cuidado e não se coce, tá bom?!

Beijosss

2 comentários:

  1. Ma....sempre linda!!! As manchinhas não são nada! Mas sua dica pode alertar pessoas em tratamento e q não foram alertadas!

    ResponderExcluir