terça-feira, 14 de abril de 2015

Você pode salvar uma vida com apenas 5ml de sangue!

Você sabia que pode salvar uma vida doando somente 5ml do seu sangue?


Eu tive o privilégio de poder fazer um autotransplante (receber células tronco de mim mesma), mas muitas pessoas não estão com a medula óssea limpa e boa o suficiente, e então precisam de um transplante alogênico (receber células tronco de um doador) para se curar.

Você sabia que pode ser um doador de medula óssea e salvar vidas?

Muitas pessoas estão em bares e baladas a procura de um par como diz a campanha abaixo, enquanto outras buscam por um par perfeito e 100% compatível para se curar.
Quando eu tive a notícia de que iria precisar de um transplante de medula óssea, me desesperei pois não é muito falado e nem divulgado. Eu não sabia o que viria pela frente, mas os meus médicos me disseram: fique tranquila pois o seu o doador já temos, você mesma!! Eu poderia me salvar, me dar a vida saudável novamente. Mas logo pensei: e os que não podem? Esses podem ser salvos por VOCÊ!!!!

Para ser um doador é muito fácil, basta você acessar o site da AMEO (Associação de Medula Óssea), digitar na parte superior do lado direito da tela, o seu CEP e ele indica o hemocentro mais perto de você! Chegando lá, você faz a coleta de 5ml de sangue e se cadastra no banco de Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. O segundo passo é aguardar, pois a chance de encontrar um doador compatível é em média de 1 em 100 mil.

Se o sistema encontrar um paciente que seja compatível com você, eles entrarão em contato.
Depois de coletar mais sangue e terem a certeza da compatibilidade, eles pedem alguns exames para saber o estado de saúde do doador, e então se estiver tudo certo vai para a parte da doação.

A doação de medula óssea pode ser feita de 2 maneiras: o primeiro modo é coletando do osso da bacia onde ficam as células tronco, esse procedimento é cirúrgico que dura aproximadamente 60 minutos, e os efeitos colaterais nada mais é do que uma dorzinha nas costas como se tivesse caído em uma partida de futebol ou tomado uma injeção de benzetacil, o que não é nada perto do que pacientes com câncer passam. Por isso não deixe de ser um doador de medula!
O segundo modo é coletar pela veia, o doador toma um remédio por 5 dias para estimular as células tronco para que circulem nas veias periféricas, assim fazem a coleta com uma máquina que filtra o sangue e separa as células tronco.

Viram como é fácil? 
E aí pessoal, vamos doar medula óssea??
Assistam abaixo o vídeo da campanha que a agência Plan B elaborou, se inspirando no aplicativo Tinder (de encontros e relacionamentos) para promover a campanha de doadores de medula óssea!
É muito lindo e emocionante!!








Reflita e vá a um hemocentro agora mesmo!! ;)
Espero que tenham gostado!
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário