segunda-feira, 6 de abril de 2015

Cateter e seus cuidados!




Hoje em dia muitos médicos indicam a colocação de um Port-a-cath (Cateter implantado), para a segurança do paciente para fazer o tratamento quimioterápico. Ele serve para a infusão de medicamentos intravenoso e também de coleta de hemograma.
Eu coloquei o meu logo após o diagnóstico da biópsia e ele é mantido até eu sair da zona de risco (geralmente após um ano do término do tratamento).

Muitas pessoas sofrem e tem veias fracas por conta da quimioterapia ser muito ácida. Acredite, a colocação dele te proporciona uma segurança imensa.
Esse cateter é colocado em um procedimento cirúrgico que pode durar de 30 minutos a 1 hora, e é feito por um cirurgião torácico.

Após a colocação do cateter, você precisa evitar esportes que possam causar algum tipo de trauma, como boxe, judô, tênis, futebol.. em geral esportes que tenham contato físico agressivos.

Uma dica boa para quem vai começar o tratamento e colocou o cateter, é usar no dia da quimioterapia blusas mais decotadas para a punção.

Após o termino do tratamento, ainda precisamos ter cuidado com ele, de 30 a 40 dias precisamos sempre ir ao hospital fazer a limpeza, que é feito com solução heparina.

E então, finalmente o cateter é retirado com o mesmo procedimento cirúrgico que foi implantado.
Pra quem está em dúvida ou pensando nas hipóteses, vale muito a pena e me ajudou demais!


Espero que gostem da dica de hoje!!
Beijos!!!


(Olhem meu Cateter que bonitinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário