quinta-feira, 12 de março de 2015

A Recuperação do Transplante!


Dia 9 de Março fiz 1 mês de Medula nova!
Foi uma felicidade poder comemorar esse dia e estar em casa me recuperando e com os exames ótimos, leucócitos 3.000 e plaquetas 31.000.
Para quem acaba de sair de um transplante não se assuste com as plaquetas, elas são as últimas a subir e oscila muito de um exame pro outro.
Faço exames toda semana de sangue para controle. Os enjoos e mal-estar estão diminuindo a cada dia, a fadiga está minimizando e já consigo subir a escada sozinha, enquanto alguns dias atrás isso parecia impossível, cada passo que damos na recuperação é uma batalha vencida.
Ontem fui em uma nutricionista para me ajudar na nutrição pois perdi 12kg no transplante, o que é normal. Muitas pessoas perdem peso durante esse processo pois temos muita disenteria, vómitos e não conseguimos nos alimentar direito, principalmente no meu caso que tive mucosite muito forte, e acabei ficando 15 dias sem tomar e comer nada, somente no soro.

Para quem está nessa fase de recuperação hoje vou postar dicas de algumas coisas fortes e que nos ajudam a engordar com saúde.
O meu café da manhã estou comendo tapioca com ovo mexido e um suco de laranja de caixinha, os sucos durante esse processo precisam ser industrializados e uma marca muito boa é a Ceres, pois ele não tem açúcar.

O segredo para voltar com o peso é comer de 2 em 2 horas. Depois do café da manhã eu tomo sempre um suco forte de cenoura, beterraba e laranja, ou cenoura, couve e laranja.
 No almoço como uma verdura cozida, um legumes cozido, algum tipo de carne, pode ser vermelha ou branca e, um carboidrato. O arroz tem que se o normal, pois o integral é difícil a digestão.
E então tomo outro suco depois de 2 horas do almoço e como um lanche da tarde, podendo ser a tapioca novamente, gelatina ou um bolo de fubá, o que for de seu agrado e preferência.
Na janta tomo sopa, uma coisinha mais leve e de rápida digestão para eu não passar mal.

Uma dica muito legal para diminuir o enjoo é comer gengibre ralado e suco de limão sem açúcar. Lembrando que a alimentação não pode ter nada com açúcar e adoçante pois ambas provocam mais enjoo e abaixam a imunidade e, lógico que não queremos isso, então tente se acostumar com coisas sem açúcar e se precisar adoce com mel natural.


Uma outra dica importante para quem teve Câncer ou está em tratamento é alcalinizar seu corpo, pois os remédios provocam uma acidez interna pelo corpo e, para alcalinizar basta você tomar a água Minalba. Essa água comprada em super mercado é bem mais alcalina do que as outras e ajudará a manter o seu corpo alcalino.


Um tempero super importante que é anti-cancerígeno é a Cúrcuma em pó. Eu particularmente uso de tempero em todas as minhas comidas.


Bom, espero que gostem das dicas de como se recuperar bem de um Transplante, estou no caminho e quase chegando lá!!
Beijoss

4 comentários:

  1. Parabens, Marcella! Excelente postagem! Minha água favorita é mesmo a Minalba.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcela, sou amiga da Joelma. Ela me falou do seu blog e decidi te prestigiar. Você está de parabéns pela iniciativa de divulgar suas experiências. Muito legal. Parabéns. Gostei muito! bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei,obrigada!! Estou passando para minhas amigas!!! Bjosss

    ResponderExcluir